Tambaqui, pirarucu, tucunaré. Você já ouviu falar em algum desses peixes? Embora não sejam tão conhecidos em todas as regiões do Brasil, essas espécies de pescado são a base da alimentação de boa parte das pessoas que vivem na Amazônia.
Quem está acostumado com o sabor dos peixes de água salgada logo percebe a diferença. Os peixes de água doce amazônicos costumam ter o sabor mais forte, são um pouco mais gordurosos e possuem carne mais firme. Isso permite uma grade versatilidade dos pratos, sempre enriquecidos pelos aromas e sabores da culinária nortista.
Alguns peixes como o tambaqui costumam ser assados inteiros na brasa, mas também podem ser grelhados e fritos. Outros como o pirarucu podem ser empanados e cozidos com muitos temperos e vegetais. Alguns pratos comuns da região Amazônica são a caldeirada, o pirarucu de casaca e a moqueca.
Se você vai cozinhar pela primeira vez um peixe amazônico, experimente usar bastante limão, sal e pimenta do reino. Se o prato for cozido, a pimenta-de-cheiro e o cheiro verde também costumam combinar muito bem com todos os tipos de pescado.